terça-feira, 10 de julho de 2007

Maravilhas da Cidade Maravilhosa

Título mais gay, hein?


Ok, como todo mundo sabe o Cristo Redentor foi eleito como uma das 7 novas maravilhas do mundo. Meus pensamentos sobre:

  1. Foi uma eleição injusta, já que foi pública e online e podia votar-se mais de uma vez. Ou seja, as maravilhas dos países mais populosos tinham mais votos; logo, o Cristo e o Taj Mahal ficaram entre os primeiros disparados.
  2. As maravilhas deveriam ter sido escolhidas por especialistas como arquitetos e historiadores da arte, ou seja, conneusseurs de coisas como pilastras jônicas.
  3. Como demonstra a foto acima, o Cristo adotou uma rígida postura e não se deixou moldar pelos marketeiros da campanha, que insistiam que ele ficasse segurando bebês em público.
  4. Deveria haver categorias por período histórico, como "7 Maravilhas da Antiguidade". Assim não teriamos a Acrópole concorrendo com a torre Eiffel e haveria mais espaço para outras maravilhas serem reconhecidas como tal. O jogo Civilization fez isso de uma forma excelente.
Tá na cara que foi um factóide pra gerar grana com turismo, e que eu deveria ser grato pela injeção de grana na economia do Rio, mas poderia ter sido feito de outra maneira. Pelo menos a categorização ia eliminar muitas injustiças.


P.S. Eu não sei como se escreve "conneusseurs", mas também "fauxdá-ce".

11 comentários:

Anônimo disse...

Só mesmo um governo de terceiro mundo pra embarcar numa babaquice dessas e fazer campanha e transformar uma idiótica e inexpressiva campanha de um suiço que não tem o que fazer em uma "eleição das maravilhas do mundo" que nem reconhecida pela UNESCO é.

Eu mesmo acho que maravilhas do mundo são o Farol de Alexandria, A Pirámide de Gisé, e as Termas de Caracala, onde o Japajato as pregas rala. Também o são as termas de Augustus, onde o napratica dava os fundus!

Japajato disse...

Obrigado pelo voto de confiança ao dizer que ainda tenho pregas para ralar... :-)

Falando sério agora, para mim maravilhas são obras construídas pelo(a) homem(a) nas quais ele(a) se supera, e cria algo imortal, icônico, algo sobre o qual possa dizer de cabeça erguida "In yo face, bitch!".

E vale lembrar que as Pirâmides são foda, uma puta realização de uns caras sobre a qual ainda pouco se sabe, mas também não deixam de ser no fundo um mausoléu construído com trabalho escravo.

Tá, tá bom, é mais do que um mausoléu na cultura egípcia antiga, mas vocês entenderam.

Anônimo disse...

trabalho escravo é você chupar o meu pau de graça. Os trabalhadores das pirâmides eram altamente especializados, trabalhavam em regime de 10/2 e a análise arqueológica das moradias deles mostram que tinham comida, cerveja, putas e o caralho a quatro.

Para com esse ranso marxista de achar que tudo que os grandes impérios fizeram foi com trabalho escravo. O Faraó era mais legal que Stalin.

Anônimo disse...

ah sim. Eu não disse que eles eram escravos bem cuidados, eu disse que eles não eram escravos mesmo, tá? Remunerados.

Japajato disse...

Revisionismos...

Japajato disse...

Ah, e marxista é a puta que te pariu.

Na Prática disse...

Porra, pictor, ranço é com cedilha! Vá construir uma pirâmide!

Anônimo disse...

E o que foi que eu escrevi? Ranço. Quem botou o s deve ter sido o viadinho do PSTU ou o viadinho japonês editando o texto, para desreputar minha reputável reputação. Putos.

Japajato disse...

E o pior foi apelar pra comparação com o Stalin...

Mas já que vc falou no Marx, se o cara não pode mudar de patrão quando quer nem tem a posse dos própios filhos, então nem camponês feudal nem proletário ele é. Logo...

Aliás, existiam alguns escravos remunerados no Brasil também, e sob outras formas bastardas de escravidão. Tudo se resume a se o cara pode ou não te encher de chicotadas no final do dia. Mas também foda-çe.

Anônimo disse...

Então eu não sou camponês feudal nem proletário, porque eu queria deixar de trabalhar pra a minha chefe e trabalhar pra luana piovani, como comedor dela. Aceito uma remuneração abaixo da tabela, inclusive.

Como ela não quer me contratar para comê-la, eu não sou feudal nem proletário. Logo, sou burguês.

Viu como nem tudo na vida do burguês são flores?

Mas olha, nem o History Channel fala mais que as pirâmides foram feitas por escravos...

E o cara podia mudar de patrão sim. Tipo, você ter participado de um projeto como o das pirâmides? Só artesão do bom que podia. Vc ia fazer ampla propaganda e ia ter um monte de velhinha pedindo pra vc fazer um desenho dela de lado na parede ou talhar o olho do cu, perdão, acho que era só o olho mesmo de Anúbis em alguma urna.

Ah, não entendo nada de Egito direito, qualquer dia leio algo moderno sobre o assunto e dou a minha humilde palavra final e definitiva.

Japajato disse...

Vc tem razão: uma época sem Coca cola não tem graça nenhuma :-)


La, Lala, lalalala!